Skip to content

Assessor de Imprensa pra que?

maio 15, 2011

Essa semana participei da semana de comunicação da universidade. O inesperado aconteceu! Apesar de forjada de última hora, foi muito proveitosa e as discussões renderam.
Na sexta-feira tivemos uma palestra com o assessor de imprensa da Prefeitura da cidade. O pessoal da produção de TV teve problemas e não pode ir – mas também, Deus e o mundo sabem que sexta-feira é o pior dia para os Jornalistas, quem dirá para os produtores.
Enfim, com muita competência o assessor esclareceu diversas dúvidas sobre a rotina, características e demandas de trabalho em assessoria. Eu, particularmente, não gosto de assessoria para empresas privadas e acho que algumas posturas de assessor de imprensa de empresas públicas são detestáveis. Mas isso é uma opinião pessoal que está relacionada ao fato da assessoria ser um cargo nomeado, de confiança, que se propõe a abafar os escândalos com panos quentes.
Perguntei qual a postura de um assessor quando há uma acusação de corrupção e desvio de verbas da prefeitura e dei início ao seguinte diálogo:
Assessor (A) – Todo mundo gosta de criticar, mas não entende como funciona a máquina pública. Você sabe como é operada a questão da merenda escolar?
Eu (sem entender direito o que aquilo tinha a ver com a minha questão) – Por licitação, não é?
A – Sim, por licitação, mas você sabe como são pagas as empresas que fornecem a merenda?
Eu – Não.
A – Viu? Muita gente fala do que não sabe! (Opa, peraí, eu falei da merenda quando? Ele que puxou esse assunto!) Cada refeição servida a uma criança até 4ª série custa R$ 0.76 e para crianças mais velhas R$ 0.98. Se a criança não come nenhuma, come uma ou duas vezes por dia, isso é marcado na planilha e apenas esse consumo é pago para a empresa tercerizada. Então é fácil falar sem saber do que se está falando…
Eu – Mas eu não quero saber do que funciona, se esse sistema de merenda funciona (não acredito que funcione mesmo) beleza. A minha pergunta é sobre a corrupção! Todo mundo sabe que o governo é corrupto, qual a postura do assessor nessas situações?
A – Mas a máquina pública não funciona assim como você pensa, é muito complexa…. (desviou os olhos e perguntou para outro aluno) Você quer perguntar?

Céus! Consegui minha resposta, por mais que ele pense que não tenha me respondido.
Conclusão: Qual a postura de um assessor quando há uma acusação de corrupção e desvio de verbas da prefeitura?
Resposta: ele joga milhares de dados que não tem nada a ver com o que foi perguntado, tenta intimidar quem questiona como se este fosse um desinformado e sai pela tangente.

Pois bem, minha opinião sobre a assessoria não mudou muito com essa palestra…
Dai continuei a pensar Assessor de Imprensa pra que? Pode ser um assessor de imagem, ou mesmo apenas um banco de dados…
Quem acompanha o caso do novo código florestal viu que o redator da proposta, Aldo Rebelo (PC do B-SP) acusou Marina Silva e seu esposo de iregularidades durante a permanência de Marina no Ministério do Meio Ambiente.
A ex-senadora e ex-ministra, que usa a Internet com muita competência como todos viram nas últimas eleições, dispensou a figura do assessor como porta-voz, e lançou este vídeo no youtube:

Anúncios

From → Variados

2 Comentários
  1. Thais Pompe permalink

    Parabéns! Adorei seu post, adorei seu comentario e concordo plenamente com seu texto, os assessores d imprensa estão lá para firular, somente!

Trackbacks & Pingbacks

  1. Assessor de Imprensa pra que? « Intempestiva | Vivo Media Group

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: