Skip to content

Como eu vejo o conclave

março 12, 2013

the-conclave_513d869510b92

Toda essa história que envolve o Papa é o golpe do século. Faça breve análise acerca da publicidade que a Igreja ganhou desde o dia em que Bento 16 anunciou que renunciaria e tire suas conclusões. A minha: níveis absurdos de exposição na mídia. Isso sem falar do impacto econômico resultante da migração de fiéis, jornalistas, curiosos e tal rumo ao Vaticano.

Sobre a renúncia, rastros de ideologia (a favor da ciência, não da Igreja) me forçam a acreditar que o Papa refletiu, racionalizou com todo o seu conhecimento e reconheceu que não possui o carisma, liderança política para Max Weber, necessário para um chefe de Estado.

Em relação ao dossiê, a explicação mais plausível indica que aos 45″ do segundo tempo a Igreja controlou a crise interna e conseguiu mantê-la longe dos veículos de comunicação.

Sobre o novo Papa, provavelmente será brasileiro por vários motivos. Não podemos esquecer que o Brasil é o país com maior número de católicos e altos índices de evasão rumo à Igrejas Evangélicas. Além disso nosso candidato é jovem e moderado, e não consigo imaginar um povo, com exceção dos argentinos, que não simpatize com os – sempre alegres – brasileiros.

Com todo esse sucesso, crises controladas, escândalos abafados e revoluções anunciadas aos ventos, aposto que a fumaça sairá verde. Eles têm mais é que comemorar.

Anúncios

From → Variados

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: